Nosso equipamento
O sistema reator-evaporador foi idealizado com a finalidade de ser utilizado em aterros sanitários/industriais para realizar a evaporação de chorume (líquido gerado pela degradação dos resíduos no lixo), e do concentrado (líquido gerado pelo processo de osmose) apresentando como característica principal, através do processo térmico, o aproveitamento dos gases gerados no próprio aterro.
O reator-evaporador de formato cilíndrico, com utilização de ar primário e ar secundário, atingindo temperaturas elevadas (acima de 800ª C) possibilita estabelecer uma relação constante no volume de chorume e concentrado evaporados.
Desenvolvimento do projeto
A empresa Sirt Tecnologia, fabricante de incineradores de auto-combustão, responsável pela instalação da Unidade de Incineração da Prefeituras de grandes capitais brasileiras. Considerando o grande volume de chorume produzido no aterro destes municípios, foi realizado um estudo para a utilização do calor emanado no processo de incineração, para realizar o processo de evaporação (tratamento térmico) do chorume existente no aterro.
O primeiro teste foi realizado em agosto de 2007, sendo utilizado o sistema condutor de calor do incinerador até o lavador de gases, adequado com sistema interno de serpentinas, e utilização da grelha do incinerador, como pré-aquecimento do chorume, sendo o resultado satisfatório.
Em um segundo momento, o projeto passa para a realização da evaporação, independente dos incineradores, sendo desenvolvido, a partir de então pela REAT evaporadores, utilizando como combustível o GÁS emanado do próprio aterro, para tanto foi desenvolvido uma unidade de teste evaporação.
O primeiro teste ocorreu em outubro de 2007, ficando a referida unidade em operação, adequação até o final de novembro de 2007, chegando obter um volume de até 1m³/hora de evaporação em uma temperatura entre 800-900°.